Exposição de Gravura no MAES - Museu de Arte do Espírito Santo

MAES recebe a exposição “A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte”

31 jul  - Informações publicadas em
http://museudeartes.wordpress.com/

Emigrantes com a lua, 1926 – Lasar Segall

 

A partir do dia 10 de agosto, o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), apresentará a exposição “A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte”. A mostra poderá ser visitada até o dia 28 de outubro, com entrada gratuita. O coquetel de abertura será na quinta-feira, dia 09, às 19 horas.
A exposição, que circula pelo País desde 1999, chega ao Espírito Santo por meio de uma parceria entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o SESC.
Nesta exposição serão apresentadas gravuras criadas por Lasar Segall entre 1913 e 1930. Segall acreditava que a gravura deveria reproduzir formas chapadas, com muitos contrastes entre o preto e o branco.
..A exposição contará também com obras de artistas convidados do Espírito Santo. Durante a exposição serão exibidos, no auditório do MAES, vídeos sobre o contexto histórico cultural do artista, seu trabalho e as técnicas que utilizava.
.
.Programação de Arte-Educação
Vale ressaltar que o MAES, além da sua conhecida programação que conta com o ciclo de palestras, rodas de conversa, MAES na Tela, contará também com oficinas de técnicas de xilogravura e calcogravura oferecidas pelo SESC e ministradas pelo professor Fernando Gomez, professor de gravura da Ufes. As oficinas acontecerão ao longo da exposição.
Pretende-se nesta ação apontar caminhos possíveis para se trabalhar, refletir e debater sobre a obra do artista Lasar Segall, como também em outras imagens de obras artísticas nas formas de percebê-las e interpretá-las. Neste sentido, as oficinas pretendem criar uma dinâmica de debate, reflexão sobre a produção da gravura de Lasar Segall e a gravura contemporânea.
Antes da abertura da exposição o SESC capacitará 300 professores da rede pública estadual, municipal e privada, além da equipe interna do MAES, onde o objetivo é torna-los multiplicadores dos conhecimentos sobre a produção artística de Lasar Segall, contextualizada historicamente, sobre as técnicas da gravura em metal e da xilogravura, e de conteúdos relacionados ao seu pensamento artístico. A expectativa é de estabelecer, por meio de oficinas, um diálogo instigante sobre a obra do artista.

O Projeto ArteSESC
O SESC, reforçando sua ação educativa, vem divulgando a produção artística, principalmenteem suas vertentes Moderna e Contemporânea, junto a sua clientela e comunidade em geral. Além do fomento e difusão dos artistas locais o SESC promove intercâmbios por meio de diversas iniciativas, uma delas é o ArteSESC, que desde 1981 viabiliza a circulação de exposições individuais e coletivas de artistas brasileiros oriundos de diversas regiões. As mostras são acompanhadas de material educativo como propostas de leituras, abordagens e experimentações, com ênfase ao público escolar.

Serviço:
Exposição: “A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte”
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
Horários de visitação:
Terças, quintas e sextas: 10h às 18h
Quartas: 10h às 21h
Sábados, domingos e feriados: 10h às 17h
Data: de 10 de agosto a 28 de outubro de 2012
Entrada Gratuita
Visitas agendadas: http://museudeartes.wordpress.com/Informações: (27) 3132-8390