Arte por toda parte - Carta de Repúdio a Prefeitura Municipal de Vila Velha

Os artistas do Ateliê 904, Grupo Célula de Gravura e demais convidados tornam pública a carta enviada à Prefeitura Municipal de Vila Velha. O manifesto dos artistas se justifica porque onze artistas atenderam ao convite para participarem do Evento Arte por toda Parte, prepararam suas obras e, sem nenhuma explicação ou comunicado, foram excluídos da exposição. Desde a entrega desta carta às autoridades municipais responsáveis pela organização do evento, o grupo de artistas aguarda uma resposta.


Vila Velha, 28 de junho de 2012


À equipe organizadora do evento II Semana de Arte – Arte Por Toda Parte
do setor Arte, Cultura e Esporte da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha



O Ateliê 904, por seus integrantes André Magnago, Franquilandia Raft e Maria Nery e o Grupo Célula e Gravura e demais artistas convidados abaixo assinados, vêm manifestar seu repúdio à equipe organizadora do evento II Semana de Arte – Arte por Toda Parte do setor Arte, Cultura e Esporte da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Vila Velha pelos motivos que passa a expor. 
No dia 25 de maio de 2012 recebemos no Ateliê 904 a visita do Sr. Peterson Castro e Sra. Karlla, representantes do setor Arte, Cultura e Esporte da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha, que formularam o convite para que o grupo viesse a expor no referido evento. Formalizaram esse convite enviando o e-mail que se encontra abaixo.

Clique para ampliar

Os artistas André Magnago e Paulo Emmerich compareceram a reunião que aconteceu no dia 29 de maio às 14:00 h no Centro de Capacitação Titanic. Após as informações do evento, prestadas pelo Sr. Peterson Castro nesta reunião, os artistas André Magnago, Maria Nery, Paulo Emmerich, Luciano Ramos, Gabriel Albuquerque, Thiago Arruda, Mariana Reis, Thiago Linhalis, Jocimar Nalesso, Junior Bitencourt e Liliana Sanches se reuniram e providenciaram um portfólio que foi encaminhado ao e-mail do setor. 
Todos os artistas consideraram importante sua participação devido ao caráter educativo da proposta, e assim deixaram suas atividades em segundo plano para dar prioridade as obras que seriam expostas no evento. Segue abaixo o e-mail:
Clique para ampliar
 
Depois do envio deste e-mail, Karlla entrou em contato com André Magnago para explicar que não haveria pró-labore e confirmou a participação de todos os artistas no evento. Prontamente o grupo recolheu as gravuras que seriam expostas aguardando o contato dos organizadores para montagem. 
Entretanto, ao constatar que a data de inauguração do evento já havia decorrido e não havíamos sido contatados, averiguamos e buscamos explicações por e-mail.

Clique para ampliar

Obtivemos a seguinte resposta da Karlla.

Clique para ampliar
 
O Ateliê 904, em funcionamento há três anos na Avenida Champagnat, bem como o Grupo Célula de Gravura que se reúne no ateliê da Universidade Federal do Espírito Santo desenvolvem pesquisas voltadas especificamente à gravura e se dedicam à participação em editais e eventos nacionais e internacionais, assim como realizam exposições regulares de jovens artistas na cidade de Vila Velha, com entrada franca, voltadas para o público em geral.  Pela seriedade e comprometimento profissional com a arte e a cultura, o grupo sentiu-se aviltado após ser alijado do evento sem explicação alguma, fato agravado pela divulgação do evento no blog oficial do ateliê, http://www.arteepesquisaatelie904.blogspot.com.br/, e por isso vêm a público manifestar sua indignação. 


Clique para ampliar

Assinam os artistas: André Magnago,  Franquilandia Raft  Gabriel Albuquerque, Jocimar Nalesso, Junior Bitencourt, Liliana Sanches, Luciano Ramos, Maria Baptista Nery, Mariana Reis, Paulo Emmerich, Thiago Arruda e Thiago Linhalis.

                        Com cópia para:
                         O Exmº Sr. Prefeito Municipal de Vila Velha e
                         Exm º Sr. Secretário Municipal de Cultura